<< Voltar     


Embalagens de Prego Gerdau com Poly-G

Vencedor em Tecnologia - 2023

Data de lançamento: 27/03/2023

Categoria: Bricolagem

Tags: tecnologia, inovação, Gerdau, Grafeno, prego, plástico

Vencedor: Gerdau Graphene (www.gerdaugraphene.com/pt.html)
Convertedor: Lema Embalagem / Ruplast
Brand owner: Gerdau


País: Brasil


No final de 2022, nos unimos a Gerdau para melhorar a resistência à perfuração das embalagens de prego utilizando o Poly-G, o primeiro masterbatch de grafeno disponível em escala industrial. A Gerdau tinha um problema de perfuração dos pregos nas embalagens no momento do envase. Com a aplicação de 1% do Poly-G, notamos redução na espessura das embalagens, de peso, no consumo de resina por ano, nas perdas de embalagem por perfuração e de custo.

A tecnologia foi aplicada na matéria-prima e na embalagem.

Nas usinas onde são fabricados os pregos foram obtidos ganhos de propriedades mecânicas das embalagens, possibilitando redução de espessura de 25% das embalagens (de 80 para 60 micras), redução de 40% nas perdas das embalagens por perfuração (aumento da resistência a perfuração com uma embalagem 25% mais leve), redução de 72 tons no consumo de resina por ano, e redução de custo de R$ 450.000,00/ano (9,8%). O ciclo de envase dos pregos teve ganho de 7% de eficiência.

O Poly-G cumpre a meta de redução de resíduos plásticos e aumento da reutilização e reciclagem de materiais plásticos (UNEP) e ODS da ONU. Menos matéria-prima para produção e melhora de propriedade mecânica do produto significa que o produto pode ser reutilizado mais e reciclado com mais facilidade.